23 de fev de 2011

Curiosidades – Como os ratos sobem nas paredes?

Como os ratos conseguem andar nas paredes?

A planta das patinhas deles têm pequenas saliências, as calosidades plantares ou ampolas adesivas. O jogo das garras e dessas protuberâncias permite ao animal encontrar um ponto de apoio eficaz nas reentrâncias e saliências que, embora invisíveis aos nossos olhos, se espalham pelas paredes.

O animal não consegue andar por paredes perfeitamente lisas.

Rat climbing in tree

O ratinho ai de cima se aventurou mais e foi subir em arvores também. Se ele continuar assim vai acabar em um circo de ratos profissional. Quer saber mais? Aguarde…

Autor: Ricardo F.S

2 comentários:

  1. Oi, Camundongos podem subir em camas ou paredes lisas? Obg,Tchau!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :-? Boa pergunta meu amigo Jonas... Até onde sei, pelo menos eles não teriam como fazer isso porque usam as unhas para aderirem à parede e subirem ou mesmo em outros materiais e para isso é necessário certa porosidade no material para que possa subir. E somando-se ainda seu peso, torna-se ainda mais difícil essa hipótese...

      Pelo menos nas camas de ferro lisas eu garanto que não e em paredes com aplicação de massa corrida e pintada devidamente também não, mas pode acontecer de subirem pelos cantos onde têm maior apoio. Eles adoram os cantos de paredes; dão uma boa escalada ali...

      Espero ter ajudado... Obrigado por comentar!

      Excluir

Por favor, antes de comentar,procure observar umas regras antes para conservação da boa ordem e da decência neste blog e com outros leitores:

1. Só comente se realmente estiver a fim.
2. Comente dentro do assunto do artigo; outros assuntos use o email.
3. Não use palavras inconvenientes, ofensas e erros grotescos de digitação.
4. Não use este espaço para fazer spam, divulgue no blog devidamente.
5. Você pode comentar, elogiar, criticar, opinar e perguntar com ética.